Alzheimer: Conhecer para Cuidar

"Ninguém foi tão longe quanto as organizadoras deste livro. Fabiana Satiro e Vera Caovilla, no propósito de oferecer aos profissionais que atuam na área e familiares de pessoas com sinais de demência ou mesmo com ela identificada/diagnosticada, apresentam um produto o mais completo possível, são 31 artigos, em mais de 700 páginas, abarcando todas as áreas do conhecimento sobre o tema, que oferecem ao leitor o máximo de informação/orientação que resultará em conhecimento/conforto no seu dia a dia, seja como profissional, seja na lida com um familiar.

O sonho de ter uma espécie de manual/guia sobre demências nasceu na década de 1980 do século passado, quando Vera Caovilla começou a cuidar do pai com o diagnóstico de Demência de Alzheimer e pouco ou nada encontrou (livro/cartilha) que desse dicas sobre o que fazer, o que esperar da doença. Precisou correr atrás de profissionais, pedir ajuda a quem encontrasse pelo caminho. Quando conheceu Fabiana Satiro, que tem quase 20 anos de atendimento domiciliar à essa população em particular, além de ter acompanhado sua avó também com a Doença de Alzheimer, avaliaram que ainda faltava no mercado um livro que abarcasse todas as facetas da Doença em um tom fácil e agradável de ler, e que focasse nas informações básicas para os cuidados de alguém com uma síndrome demencial, especialmente o Alzheimer.

Neste livro, todas as vezes que você se deparar com o termo Doença de Alzheimer, estamos nos referindo à Demência da Doença de Alzheimer, ou seja, a fase sintomática da doença. Comumente os familiares se queixam do termo demência, por ser uma palavra forte e bastante estigmatizada, usada até como xingamento, mas ela se refere não a uma doença específica e, sim, a um grupo de sintomas cognitivas e sociais que interferem na funcionalidade do individuo, e é caracterizada pela disfunção de pelo menos duas funções cognitivas. Portanto, demência não é loucura. Para saber mais, muito mais mesmo, adquira esta obra e leia uma, duas, três vezes cada artigo, anote, rabisque e se torne, você também, especialista no assunto."

Otávio Castello

Prefaciador da Obra

Médico-Geriatra, filho, neto e afilhado de mulheres com demência de Alzheimer.

De acordo com os editores do site portaldoenvelhecimento.com.br: